quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Lituano cozinha


A cozinha da Lituânia tem muito em comum com outras cozinhas da Europa de Leste (polonês, ucraniano e russo). Por causa do seu património comum, lituanos, poloneses e judeus Ashkenazi compartilhar muitos pratos e bebidas. Existem outros tipos similares de dumplings (koldunai, kreplach ou pierogi), donuts spurgos ou (paczki) e blynai crepes, (Bliny ou blintzes). Tradições alemãs vir através de carne de porco e de batata pratos como pudim de batata (kugelis ou Kugel) e as salsichas de batata (vedarai), bem como o bolo árvore barroco, conhecido como Sakotis. Do leste de cozinha (Karaite) vêm pratos exóticos, como Kibinai e ceburekai que são populares na Lituânia. "Torte Napoleão" foi introduzido durante a passagem de Napoleão através da Lituânia no século 19.

A ocupação soviética colocar um dente na cozinha da Lituânia, mas a partir da restauração da independência em 1990 cozinha tradicional tornou-se uma das formas de celebrar a identidade da Lituânia.

Lituanos consomem principalmente pão de centeio escuro (duona) e é muitas vezes comido com manteiga ou com queijo espalhar. Por vezes pode ser aromatizado com alcaravia ou um pouco de cebola. A popular marca de pão é Palangos duona ("Pão Palanga"), um pão de centeio trigo misto de cor acinzentada. Algumas variedades de pão contêm sementes inteiras de centeio e trigo muitas vezes referida como grudetoij, isto é, "semeados" pão.

O vegetal mais comum é a batata. Cozido, assado ou frito e muitas vezes decorado com dill. Eles foram introduzidos na Lituânia no final do século 18. Pepinos, picles endro, rabanete e verduras são populares. Beterraba (burokai) são cultivadas uma grande quantidade e muitas vezes usado para fazer pratos e borscht lado. Outro vegetal popular é couve e é utilizado como uma base para sopas ou envolvida em torno de enchimentos (balandeliai). Os tomates são disponíveis durante todo o ano, mas as cultivadas em estufas da família são os melhores. Ervas e temperos incluem dill (krapai), sementes de cominho (kmynai), alho, louro, bagas de zimbro e essências de frutas.

Lituanos se orgulham de seus frutos silvestres e cogumelos. Indo colheita de cogumelos é um passatempo popular a partir de meados do verão ao outono. Cogumelos geralmente são colhidas na floresta, eles podem ser ocasionalmente adquirido em mercados de beira de estrada, especialmente na estrada na região Dzukija de Druskininkai para Vilnius. Compras em lojas de cogumelos em raros. As espécies de cogumelos colhidos no meio natural incluem: baravykas - King boletos (Boletus edulis), voveraite ou voveruska (literalmente "pequeno esquilo"), lepeska (na região Dzukija) - amarelo chanterelle (Cantharellus cibarius), gudukas, vokietukas, kalpokas - Cortinarius caperatus. A espécie mais valorizada é baravykas que são utilizados principalmente para a secagem ea marinada. Secou-se que eles são utilizados como um tempero em sopas e molhos. Voveraite como um novo tempero em sopas ou sauted. Gudukas é o mais disponível localmente e é usado para marinar.

Selvagem desova estão reunidos ou comprados em mercados de beira de estrada ou lojas. Duas das espécies mais abundantes são mirtilos (melynes) e mirtilos vermelhos (bruknes). Em áreas pantanosas pode-se encontrar cranberries (spanguoles). Os frutos são então transformadas em compotas.

O fruto mais comumente utilizados são maçãs, ameixas e peras que crescem bem na Lituânia. Durante a colheita dos frutos do outono é cozido e temperado para criar guisados ​​de frutas (compotas). Também são amplamente cultivada groselhas (agrastai) e Corinto (serbentai), que são adoçados e transformadas em compotas e assados.

A carne mais frequentemente utilizada é carne de porco, em seguida, carne bovina. Existem muitas variedades de produtos de carne de porco defumadas disponíveis e tomada de lingüiça tornou-se como uma forma de arte.

Peixe capturado localmente como pique ou poleiro é assado inteiro ou guarnecidos feita em gefilte fish. O arenque é marinado, cozido, frito, ou servidos em formol. Peixe fumado, como a enguia ou dourada são populares.

Os produtos lácteos são importantes na cozinha lituana. Requeijão pode ser doce, azedo ou temperada com cominho. Lanches lituanos coalhada chamados sureliai são populares. Manteiga e creme é extraordinariamente rico.

Alguns pratos típicos da Lituânia:

Aperitivos:

Fatias de queijo frito da Lituânia - fatias de queijo são mergulhados em uma massa de ovo, leite, farinha e sal -, em seguida, migalhas de pão e fritos. Estes são servidas com creme azedo ou polvilhado com açúcar. Uma variação é omitir o açúcar, em seguida, marcam cada fatia com manteiga e leve ao forno e sirva imediatamente com pão de centeio.

Kugeli - batatas raladas são combinados com ovos, leite, cebola e farinha. Bem misturado e cozido. Pode ser coberto com creme de leite.

Varskeciai - farinha, queijo cottage, a manteiga e os ovos são misturados. Formada em uma bola e refrigerado durante a noite. Em seguida, esta massa é separada em 4 bolas. Laminados e corte em quadrados e cozido em água fervente. Manteiga derretida é derramada sobre eles e eles estão servido quente.

Sopas:

Duck Soup - O sangue de um pato morto recentemente é coletado em um recipiente e vinagre é adicionado para mantê-lo a partir de coagulante. O pato é cortada e colocada em água quente. Cebola, especiarias, aipo e cenouras são adicionados. Em seguida, o caldo é cozido durante cerca de 2 horas. A carne macia é removido eo caldo tensas. Desintegrado centeio pão, vinagre e sangue de pato são adicionados ao caldo.

Sopa de couve fresca (Svieziu Kopustu Sriuba) um caldo é feito de carne com ossos e carne de porco defumada. Repolho picado é adicionado. Quando o repolho esteja macio, cozido e coado tomates e maçãs descascadas e raladas azedo são adicionados. A sopa é normalmente servido com batatas cozidas.

Lituano sopa de beterraba fria - cozidos beterrabas inteiras são ralado, pepinos, ovos cozidos, cebolinhas picadas são misturados. O soro de leite coalhado é vertida sobre elas e creme de leite é adicionado. Bem agitada e refrigerados. Servido com batatas cozidas polvilhadas novos com dill.

Lituano Potato Soup - estoque de batatas, cebola, manjerona e carne são cozidos por 25 min. após o qual cenouras tempo, aipo e alho-poró são adicionados. Todos os ingredientes são processados ​​num processador de alimentos até homogeneizar. Em seguida, eles são devolvidos para o pote de ações e creme de leite é adicionado. Temperado a gosto e decorado com salsa.

Pratos Principais:

Aspics (saltiena ou koseliena) são muitos géneros alimentícios salgados apresentados em moldes de gelatina, especialmente de arenque.

Balandeliai ("pombinhas") - folhas de couve recheadas com carne e assada.

Bigos guisado um caçador longo simmering fez da captura do dia, salsichas e legumes.

Desra - salsichas feitas de muitas maneiras diferentes fumado ou fresco que incluem carne de porco, carne, batatas ou cevada. Em áreas rurais sangue podem ser adicionados.

Didzkukukai ou Cepelinai (zepelins) são bolinhos de batata recheado com carne, cogumelos ou queijo e muitas vezes são adornados com sprigai (pequenos pedaços de pele de porco fritos), frito, cebola picada e / ou creme azedo.

Kotletai - macio, rissóis de carne picada, servido com batatas e um molho.

Saltnosiukai ("frias narizes pequenos") - bolinhos de massa enchidos com lingonberries e não encontrado em nenhum outro lugar fora da Lituânia.

Suktiniai ("aves de corte"), feito de carne bovina ou de porco bateu muito fina, cheia e rolou até então assada.

Troskinti rauginti kopustai um guisado feito com chucrute e escolha do cozinheiro de carne e legumes.

Alus ou cerveja é muito popular em todo o país. Arbata (chá) de chás de ervas e chá preto são comuns. Gira uma bebida não-alcoólica feita a partir da fermentação natural de trigo, centeio, ou pão de cevada e, por vezes com sabor de fruta, frutas, passas ou seiva de bétula. É semelhante ao dos russos ou ucranianos kvass. Há degtine ("a queima"), uma versão lituana de vodka, feita de trigo, centeio ou batata. Ele é produzido internamente e suas gamas de qualidade do básico ao triple-destilada. Midus é a mais antiga bebida alcoólica lituano que é uma variedade de hidromel feita de mel. Desde a sua popularidade diminuiu, sua produção é limitada. Trauktine é uma vodka forte de ervas que também é usado como um medicina tradicional. Trejos devynerios ("999") impregnado com 27 ervas diferentes, é um dos mais conhecidos. Kava (café) é fabricado em máquinas de café expresso em casa ou com máquinas de café expresso em cafés. É muito forte e, geralmente, adoçado. Coffeehouses (kavine) pode ser encontrada em cada esquina da cidade, em pontos de rodovias de descanso e outros pontos de interesse.

LITUANO LABAs

Ingredientes

4 lg. ovos

1/2 sm. Cebola

3 (3 "de comprimento) lascas de pimenta verde

1 lg. Cogumelo

sal e pimenta a gosto

4 fatias de bacon

3-6 tiras de queijo Cheddar

1-2 colheres de sopa. molho picante (a gosto)

2 fatias de pão levemente tostadas de centeio

nata

Instruções

Bacon Fry até ficar crocante. Crumble.

Reserve. Escorra ou secar.

Use panela rasa de grande diâmetro. (Derreta a manteiga o suficiente para baixo do casaco e os lados completamente.)

Refogue as cebolas finamente cortadas até a hora de marrom.

Adicione cubos de pimentão verde em curto tempo de cozimento.

Mix ovos, cogumelos cortados em cubos, molho picante, sal e pimenta.

Despeje sobre as cebolas e os pimentões, tornando ingredientes certeza estão uniformemente distribuídas. Como mistura começar a cozinhar e definir, levante as bordas para permitir porções escorrendo para preencher e definir. Faça continuamente até pouco mal definido.

Salpique pedaços de bacon mais da metade de um lado. Coloque as tiras de queijo mais da metade mesmo. Cubra e deixe cozinhar o suficiente para começar a derreter o queijo, mas não cozinhe demais em ovos.

Deslize na placa ao dobrar uma metade sobre a outra. Sirva porções de pão de centeio, cubra com dollops de creme de leite (nos ovos).

Kuldunai Carne lituano Receita Bolinhos

Ingredientes para bolinhos episódio

3 ovos

2 colheres de sopa de água

3 xícaras de farinha



Ingredientes para enchimento ...

1-1/2 carne moída libras

Colher de chá de sal 1-1/4

1/8 colher de chá de pimenta

2 ovos

1/2 xícara de cebola finamente picada



Preparação

1. Prepare o recheio ...

Bata os ovos, em seguida, misture bem com sal, pimenta, cebola picada e carne moída.

Se a carne é moída grosseiramente, você vai querer cortar ou moer finamente também. Você quer o recheio ter uma textura consistente. Os mais uniforme de tamanho dos pedaços de cebola e carne são, melhor.

2. Preparar a massa ...

Bata os ovos cuidadosamente. Adicione a água, o sal ea farinha até formar uma massa suave e viável. Divida em três partes.

Estenda cada parte 1/8 de polegada de espessura.

Corte em círculos com um copo grande, cada círculo cerca de 3 centímetros de diâmetro.

Preencha cada círculo de massa com uma colher de sopa de recheio. Selar as bordas e torcer durante os fins.

3. Cozinhe os bolinhos ...

Traga três litros de água salgada para ferver. Cair nos bolinhos e água de retorno para ferver. Bolinhos são feitas quando eles flutuam até o topo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário