segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Como melhorar a Inteligência Emocional


Nós todos somos seres emocionais, o nosso pensamento, moldadas pelas experiências boas e ruins que encontramos em nossas vidas. Com o tempo, alguns de nós tornam-se extremamente emocional, enquanto alguns se tornam castanhas duras, e alguns deixam de retribuir os sentimentos dos outros. Indivíduos emocionalmente fracos encontrá-lo difícil de gerir os seus pensamentos, eles têm dificuldade em tomar feedback negativo, e também tendem a ficar chateado com a menor provocação. Agora, você já reparou que algumas pessoas são mais espertas na manipulação de relacionamentos, ou dizer uma situação complexa, do que outros? Eles não são profundamente emocional, mas são atenciosos ao lidar com pessoas. Essas pessoas sabem o que falar, quando falar, quando para manter a calma e ser paciente. Eles têm uma intuição e em qualquer momento que eles fazem, para eles e para outros, o que eles acham que é certo. Essas pessoas têm um bom quociente emocional (QE), (uma medida de inteligência emocional, assim como medidas de inteligência QI) cuja importância está crescendo a cada dia que passa, superando até mesmo o quociente de inteligência altamente valorizados (IQ). Então, o que ela realmente significa, quando dizemos que uma pessoa é emocionalmente inteligente? E como você pode se tornar mais inteligente, em questões emocionais?

O que é Inteligência Emocional

Muitas teorias foram propostas por psicólogos para descrever o que, o termo estragar em controvérsia. Não quero fazer do complexo coisa toda para você. Explicando-o em termos mais simples, a inteligência emocional é ter uma capacidade superior para lidar com as emoções de si mesmo e aos outros, é a capacidade de usar as emoções de forma construtiva e positiva. Seres inteligentes emocionalmente tendem a ser mais bem sucedido na vida, geralmente têm características de liderança e eles levam uma vida livre de estresse. É por esta razão, durante o recrutamento de trabalho, os candidatos com maior pontuação EQ têm preferência sobre aqueles com uma pontuação baixa.

Desde o início dos anos 1900 os pesquisadores reconheceram a importância dos fatores comportamentais ou não-cognitivas na determinação do sucesso de um indivíduo. Mesmo o trabalho de Darwin, salienta o significado da expressão emocional para a sobrevivência. Mais tarde, muitos modelos e teorias foram propostas para definir o conceito, embora ainda haja alguma discordância sobre a definição exata do termo. Não há nenhuma evidência concreta sobre quem cunhou o termo "inteligência emocional" prazo. Para entender o conceito um pouco melhor, vamos olhar para modelo Daniel Goleman, que define a inteligência emocional através de 5 atributos ou traços.

Construções em modelo Daniel Goleman:

Daniel Goleman, um psicólogo americano, definiu cinco características que explicam o conceito de inteligência emocional. Seu livro "Inteligência Emocional" introduziu o conceito muito popular nos círculos sociais e acadêmicas. De acordo com Goleman, cada pessoa tem uma inteligência inata emocional, mas pode também ser desenvolvido substancialmente com o tempo e prática.

1. Auto-conhecimento: Refere-se a capacidade de uma pessoa para compreender as suas emoções e usá-los para tomar decisões com base na intuição.

2. Autogestão: Autogestão é a capacidade de possuir controle sobre suas emoções em circunstâncias difíceis.

3. Consciência social: Esta é a habilidade de uma pessoa para se adaptar às mudanças e perceber as emoções dos outros.

4. Gestão de relacionamento: É a habilidade de uma pessoa para motivar e influenciar os outros e ajudá-los a gerenciar conflitos.

A inteligência emocional é muito importante na geração competitivo de hoje, e por isso as crianças devem ser motivados a desenvolver a inteligência emocional, até mesmo os adultos podem melhorar a sua pontuação EQ.

Dicas para melhorar a inteligência emocional

Não é fácil desenvolver EI, mesmo que isso possa parecer assim. Exige paciência, esforço consistente, a capacidade de reconhecer signos não-verbais.

Aprenda a gerir o stress

O estresse é um fator primordial que influencia nossos gatilhos emocionais. Devemos aprender a reagir ao estresse de forma positiva e tirar proveito dele. Algumas pessoas ficam deprimidas sob estresse e isso afeta sua vida consideravelmente. Stress é a causa raiz para os pensamentos negativos como ansiedade, medo, insegurança, etc Você pode combater o stress, envolvendo-se em atividades que você gosta, o que irá manter seus pensamentos ocupados. Cada um de nós reage de forma diferente ao estresse ea maneira de enfrentá-la também é diferente para cada um de nós. Engajar-se em atividades que você adora fazer, passar tempo com amigos e aproveitar a vida. Aprender a gerir o stress vai ajudar você a controlar seus gatilhos emocionais e também ajudar a levar uma vida pacífica. Você também pode usar o humor para matar o stress, humor tem um impacto indirecto e grande sobre nós. Como? É bem conhecido que o humor é um alivio no estresse e ajuda a manter as energias negativas na baía. Uma dica de humor na comunicação vai ajudar você a gerenciar relacionamentos pessoais em uma maneira melhor. O humor também alivia o corpo e energiza nós. Assim, você pode usar o humor para melhorar o seu quociente emocional - vai mantê-lo positivo, energizada e feliz, o que indiretamente tem um impacto sobre seu comportamento e de mentalidade.

Comunicar verbalmente e não-verbal

A inteligência emocional é também sobre a compreensão da resposta emocional das pessoas ao seu redor. Você pode aprender a decifrar a resposta dos outros, tentando compreender os seus signos não-verbais. As pessoas que têm EQ alta tendem a capturar o que os outros sentem apenas por interpretar signos não-verbais corretamente. Nossas ações não-verbais também transmitir muito sobre o quanto nós nos importamos, ou como ouvimos atentamente. Também. compreender os outros, observando sua linguagem corporal, contato visual, postura e gestos, o tom de sua voz, etc Conversando com os outros, aprendendo mais sobre eles, e mostrar empatia para com os seus pensamentos vão ajudá-lo a desenvolver a inteligência emocional bom.

Conecte-se com você mesmo

Para melhorar o seu quociente emocional, tentar honestamente identificar as suas deficiências. Ele requer auto-avaliação para identificar as áreas em que lhe falta. Você pode ser egoísta e que está afetando seus relacionamentos pessoais. Você pode trabalhar com ele por ser mais flexível em sua aproximação ao lidar com pessoas. Além disso, identificar se você ficar com raiva muito em breve e não pode lidar com sua expressão de raiva. Você tende a ficar impaciente e ansioso em tempos difíceis? Você pensa muito antes de reagir a qualquer situação? Você acha difícil aceitar a responsabilidade? Aprenda a trabalhar em suas fraquezas através de foco e meditação, e tentar ser mais atencioso.

Manter um estado de espírito positivo

A capacidade de pensar positivamente durante os momentos difíceis é algo que todos devem aprender a inculcar em nós mesmos. É importante para você ser um otimista, porque vai ajudar a enfrentar uma situação difícil de uma maneira muito melhor. Ter inteligência emocional alta também significa ser positivo no tempo de crise. As pessoas sempre gostam de ser associado a alguém que é um otimista e buscar o seu / sua ajuda ao lidar com qualquer situação. A capacidade de ver "oportunidade de melhoria" em qualquer situação negativa irá ajudá-lo a tornar-se um otimista e, posteriormente, irá desenvolver a inteligência emocional.

Tenha a mente aberta

Diz-se que estreiteza é um sinal de quociente emocional baixo. As pessoas que estão emocionalmente inteligente tem a mente aberta e ter o entusiasmo de experimentar coisas novas, assumir riscos. Eles são sempre bem-vindos à crítica e manipulá-lo positivamente. Para tornar-se emocionalmente inteligente, praticar a arte de ser paciente e compreensivo. Você deve se concentrar mais em seu objetivo e auto-desenvolvimento, em vez de aconselhar os outros, ou apontar seus erros. Por outro lado você não deve ficar distante dos outros, e ser atencioso para com eles. Sempre que alguém o critica, não deixe que ela afeta sua confiança e desempenho, em vez aceitá-lo como um desafio e vencê-la com o pensamento positivo.

Resolver conflitos positivamente

Os conflitos são parte e parcela da vida, e você não pode evitá-los. Como você reage quando você tem um desentendimento com alguém? Você fica com raiva, ou você levá-la em seu passo de forma positiva? Você deve ter controle sobre suas emoções e não deixá-los não afeta seu trabalho ou relacionamentos. Aprenda a aceitar os seus erros eo valor de se desculpar. Assertividade é também um factor que entra em jogo aqui, ser assertivo irá ajudá-lo a expressar seus pensamentos de forma sucinta. Uma pessoa com alta inteligência emocional não detém rancores, aprende a perdoar, é sempre criativa e disposta a ver a vida de forma positiva.

Para desenvolver uma atitude atenciosa e simpática, se colocar no lugar da outra pessoa. Pense antes de reagir, e desenvolver a humildade e perdão. Você não pode desenvolver a inteligência emocional, de repente, ou apenas lendo auto-ajuda guias. Ele vem com a prática e pensamento positivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário